Reduzir medidas e perder peso é uma tarefa que exige cuidado. O ideal é fugir de dietas radicais e aprender como emagrecer rápido e com saúde, sempre respeitando os limites do seu corpo. Conversamos com as nutricionistas Aline Campanelli (CRN8 – 6997), Bruna Amério (CRN8 – 9285) e Renata Gayer (CRN8 – 5303), que nos apresentaram dicas incríveis. Confira na matéria!
1. Beba água
Bruna Amério afirma que a maioria das pessoas ɴα̃σ bebe a quantidade de água necessária para o Ɓσm funcionamento do organismo. Como a água ɴα̃σ possui calorias, ingerir mais do líquido ao longo do dia já contribui para perder peso. A dica também foi ressaltada pelas nutricionistas Aline e Renata como essencial para o emagrecimento saudável.
2. Organize suas refeições
Nas palavras da nutricionista Aline: “Organizar as refeições, saber exatamente o que vai comer, quando vai comer e quanto vai comer em cada refeição faz com que você evite recorrer aos famosos fast-foods e besteirinhas ao longo do dia.”
3. Prefira os alimentos naturais
Ambas as nutricionistas ressaltaram a importância de preferir os alimentos naturais e deixar de lado os industrializados. Estes são ricos em sódio, açúcares e outros componentes que contribuem para o inchaço. Por outro lado, a comida de verdade é benéfica para o corpo e auxilia no emagrecimento rápido e saudável.
4. Reduza a quantidade e ɴα̃σ exclua o alimento
Alimentos calóricos podem ser vilões na dieta, mas ɴα̃σ devem ser cortados completamente. Para a nutricionista Bruna, você deve diminuir a quantidade e melhorar sua relação com o alimento, assim ɴα̃σ desanima ou desiste de emagrecer.
5. Tome chá verde
Aline falou sobre incluir os chás na sua alimentação, principalmente o chá verde: “O chá verde ativa o metabolismo e ajuda na queima de gordura. Também faz você sentir menos fome e menos vontade de comer doce.” A nutricionista Renata também recomenda incluir outros chás e tomar ao menos duas xícaras por dia.
6. Cuide com as bebidas
Para Aline, as bebidas podem ser as grandes vilãs do emagrecimento, por isso o ideal é optar por opções sem açúcar ou ɴα̃σ adoçadas. Essa dica é ainda mais importante ao começar o dia, portanto tome água ou chá sem açúcar.
7. Coma sem distrações por perto
Um mau hábito que temos é o de comer com a televisão ligada ou com o celular nas mãos. Para Bruna, quando você se senta à mesa sem distrações, foca na sua alimentação e presta mais atenção ao que coloca no prato, além de se incentivar a comer com mais calma.
8. Inclua a canela nas refeições
Conhecida por ser um alimento termogênico, a canela pode ajudar no emagrecimento rápido. A nutricionista Aline explica: “A canela pode ajudar a reduzir o teor de açúcar circulante no sangue. Lembre-se sempre: muito açúcar no sangue vira estoque de gordura e é justamente o que ɴα̃σ queremos, certo?”
9. Mantenha uma rotina alimentar
A nutricionista Bruna afirma que é desafiante manter uma rotina alimentar, mas é necessário para conseguir atingir seu objetivo. Ela ainda ressalta: “Quando passamos muito tempo sem nos alimentar, a possibilidade de consumirmos alimentos a mais do que necessitamos é maior.”
10. Invista nas proteínas
As proteínas são aliadas no processo de emagrecimento rápido. Para a nutricionista Aline: “Acrescentar uma porção de proteína em todas as refeições irá te ajudar a gastar mais calorias naturalmente, manter os músculos saudáveis sem precisar ficar horas se exercitando.”
11. Coma feijão
A recomendação de incluir o grão na dieta veio da nutricionista Aline. Ela afirma: “O feijão é um precioso amigo no emagrecimento. Além de ser rico em fibras que aumentam a saciedade, possui grande quantidade de magnésio e de potássio, que são minerais essenciais para a manutenção da saúde.”
12. Diminua o consumo de açúcar e farinhas refinadas
Tanto Renata quanto Aline falaram sobre o açúcar e as farinhas refinadas, destacando que elevam a quantidade de açúcar no sangue. Ambas recomendam diminuir gradativamente o consumo e trocar por alimentos mais saudáveis, como as farinhas e os pães integrais.
13. Alie a alimentação com a atividade física
A nutricionista Renata também trouxe a questão de unir mudanças alimentares com a prática de atividades físicas. O ideal é começar com algo que você goste e ɴα̃σ fazer nada por obrigação. Inclusive, ioga e meditação são recomendadas para diminuir a compulsão alimentar e o desejo por doces.
Com essas dicas para emagrecer rápido e de forma saudável, você percebeu que a mudança de hábitos é um dos passos mais importantes para alcançar seu objetivo. Além disso, viu que aliar a atividade física é indispensável, então confira também nossa lista de exercícios para fazer em casa!
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas ɴα̃σ substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.